terça-feira, 12 de junho de 2012

Mudar Tema do Curso no Moodle

 No Moodle é possível ter uma interface gráfica distinta para cada curso. A interface de configuração do curso possibilita escolher um tema diferente para cada ambiente do curso.

Na Plataforma Moodle, há uma configuração para alterar a interface gráfica de todo o site. O tema escolhido se aplica a todos os cursos. Para escolher um tema diferente a da configuração global no ambiente do curso, é necessário primeiro habilitar a personalização do tema em nível de curso na configuração global do Moodle. Em seguida,  efetuar a alteração do tema no ambiente do curso.

Para customizar o tema no ambiente do curso, siga os seguintes passos:

1°  Passo – Acesse o  Moodle

 Acesse o Moodle com a senha do administrador.

2°  Passo – Habilitar a Personalização do Tema para Curso
    A mudança do tema no ambiente do curso é possível desde que a configuração global esteja habilitada para isso. Para habilitar, vá no bloco de administração do site e navegue em: Aparência /Temas /Configurações de tema 
 

Feito isso, será exibida o formulário de configuração do tema. 


Ative a opção Permitir temas de cursos, como mostra  a figura abaixo. 

Como já deu para notar, esse formulário possibilita habilitar a configuração para customizar o tema ainda em nível de categoria de curso e também em nível do usuário.

2°  Passo – Mudar Tema do Curso
    Acesse o formulário de configuração do curso e mude o tema. Para isso, siga os seguintes passos:
a)    Acesse o ambiente de um curso com a senha do administrador ou do tutor. 

b)    Clique no link Editar configurações no bloco de administração do curso. 

 Na versão 1.9, clique no link Configuração. Geralmente o texto do link muda.  Depende da tradução que foi feita.

c)    No formulário de configuração, no bloco configuração geral, localize no final a opção Forçar Tema. Essa opção só aparece se a personalização do tema estiver habilitado na configuração global do site,  como define o 1° passo.  Selecione uma das opções do tema na caixa de seleção. 


d)    Vá até o final do formulário, clique no botão Salvar mudanças  para gravar  a alteração. 


Após seguir os passos de configuração, acesse o ambiente do curso em que alterou o a interface gráfica para verificar se a mudança foi efetivada.

A vantagem dessa  configuração  é que cada curso pode ter seu próprio layout. Por outro lado, o tutor/professor terá a liberdade de escolher o designer (ente os temas existentes) mais apropriado para o curso.

2 comentários:

  1. Olá, Badiu
    E se eu quiser mudar apenas a cor do tema, mantendo o mesmo tema, por exemplo no curso de matemática a cor do tema (essential) é vermelho, e no de português é amarelo, isso é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      É possível sim customizar a cor do tema por curso. Vejo duas alternativas para isso. Consulte esse link: http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=28

      Excluir