quinta-feira, 23 de junho de 2011

Criar Grupo de Usuário no Ambiente de Curso do Moodle

    No sala de aula virtual do Moodle, os alunos podem ser organizados em grupos. Isso possibilita criar grupos de trabalho entre os alunos no ambiente do curso ou também fazer divisão do curso em várias turmas. 

    Este tutorial tem por objetivo explicar como criar grupos de usuário no ambiente do curso da versão 2.0 do Moodle. O procedimento não é diferente para aqas versões anteriores. 
Para criar o  grupo, siga os seguintes passos:

1° Passo-  Acesse o ambiente do curso
Entre no ambiente do curso com a senha do tutor ou do administrador.

2° Passo – Acesse o gerenciamento do grupo
No bloco de administração do curso, navegue nas opções Usuários/Grupos.


Caso estiver na versão 1.9, basta clicar na opção Grupos no bloco de administração do curso. 


Ao acessar o gerenciamento de grupo, será exibido uma página dividido em dois painéis. O  primeiro painel informa os grupos criados. O segundo informa os participantes de um determinado grupo. 

3° Passo - Crie o grupo

    Clique no botão Criar grupo  no painel de gerenciamento de grupos. 

Feito o clique, será aberto o formulário de cadastro de grupo.

4° Passo – Preencha o formulário de cadastro
Preencha o formulário com os dados do grupo.

5°  Passo – Salvar mudanças
  Clique no botão Salvar mudanças para gravar os dados no banco de dados.  Feito isso, será exibido o painel de gerenciamento de grupo. Será exibido nesse painel os grupos recém-criados, como mostra a figura abaixo.

A figura acima indica que dois grupos foram criados no ambiente de curso: Grupo A e Grupo B. O valor zero entre parêntese indica que ainda nenhum participante do curso foi adicionado ao grupo.

    Agora você já viu como criar grupo no Moodle. É um procedimento muito simples. Para fazer um bom aproveitamento desse recurso, é necessário ter um bom planejamento do curso. Caso contrário, pode se tornar uma dor de cabeça.

8 comentários:

  1. E quanto aos grupos globais, também chamados de grupos coortes (cohorts em inglês), para que servem?

    ResponderExcluir
  2. Grupos globais são grupo que estão acima do nível do curso. Podem ser criados no contexto do sistema ou no contexto da categoria do curso. Um grupo criado no contexto do curso não pode ser utilizado em outro curso, a não ser no curso em que foi criado. Um grupo criado no contexto da categoria pode ser utilizado em qualquer curso daquela categoria.

    ResponderExcluir
  3. Eu criei um grupo via comando Sql(mdl_group),só que ele não e exibido na aplicação.Se eu salvar outro pelo moodle ele aparece. Tem mais alguma tabela que eu devo inserir dados?

    ResponderExcluir
  4. Lino fiz um grupo pela opção de Coortes, este grupos está disponível para ser inserido na sala, só que eu não o consigo localizar para edição, já fiz de tudo, coloquei o nome de criação e o da ID, existiria outro modo de achar este grupo e editar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eilton,
      Para editar grupo Coortes, localize o grupo no contexto onde foi criado. O coortes pode ser criado no contexto do sistema ou da categoria de curso.

      Excluir
  5. Prezado Badiu, habilitei meu curso para trabalhar com grupos separados, criei o grupo e acrescentei os usuários, porém ao criar o fórum e escolher o nome do grupo que estará habilitado nesse fórum, a opção "Agrupamento" me dá só a opção "Nenhum" e o grupo foi criado corretamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, para isso você deverá ir lá no opção de grupos da sala e criar agrupamentos referentes aos grupos que você criou. Basta ir em Grupos na sala, e depois na guia Agrupamentos lá é possível vincular um agrupamento a um grupo. Ex: Você alocou vários alunos na sala, mas quer dividí-los por Polo (Cidade) Crie grupos na sala com o nome das cidades e agrupamentos com o mesmo nome, aí é só vincular como eu falei ai em cima. Assim, quando adicionar uma ferramenta na sala aparecerá os agrupamentos que você criou.

      Excluir
  6. Como faço para limitar o numero de alunos em um curso no moodle?

    ResponderExcluir